BLOGGING | TOP SIX

terça-feira, janeiro 19, 2016

O novo ano não trouxe só boas vibrações como também inspiração para novos temas.
Ao longo destes seis anos fui aprendendo e evoluindo, não só porque na minha época os blogues eram algo muito "verde" como não se havia descoberto ainda toda a verdadeira força da opinião escrita por anónimos.
Hoje tudo mudou e o que antes ninguém conhecia virou super tendência alcançando assim cada vez mais proporção em todo o Mundo.
Desta forma vou integrar o tema Blogging, truques e dicas sobre blogues.
Não sou expert no assunto, não se trata disso, mas sim de abordar um tema muito pouco explorado no nosso país na minha opinião. 
Vou sempre que possível partilhar algumas dicas que me ajudam a manter o blog num espaço de leitura apelativo e confortável para os seguidores.
A inspiração parte de blogs internacionais, desta forma espero que possam retirar informação útil e acima de tudo partilhar também as vossas sugestões e dicas sobre o tema.


  • Consciência: Pode até não parecer mas devemos ser de facto conscientes hoje em dia na hora de começar um blog. Devem estar cientes do que implica ter um blogue, seja por hobbie ou profissão, dá trabalho  (muito) e é crucial gostarem daquilo que estão a desenvolver, caso contrário não vão alcançar o que pretendem. E tudo começa pelo nome do blog, eu particularmente não sou nenhum exemplo disso, exactamente porque criei um blog "por criar" e não tinha a mais pequena noção de que essa página na internet iria durar tantos anos. A criatividade não foi de todo o meu forte e limitei-me associar uma palavra a outra, se pudesse voltar atrás teria pensado muito melhor no nome do blog, contudo hoje em dia acaba já por ser uma referência para quem me acompanha nestes seis anos e por esse motivo não vou alterar aquilo que foi construído sobre ele e que me dá muito orgulho. Podem ter sim o meu "mau" exemplo em conta e aproveitá-lo para escolher um nome que se destaque e faça sentido ao conteúdo que pretendem abordar posteriormente.
  • Conteúdo: Devem focar-se nos temas que pretendem abordar no vosso blog, existem uma infinidade de opções, contudo escolham escrever sobre algo que realmente gostem e vos transmita algo, caso contrário depressa se vão "fartar" de criar conteúdo. Não precisam de abordar os mesmos temas de blogs populares por exemplo, pois se isso não vos diz nada também não vão conseguir transmitir isso aos vossos leitores.

  • Criatividade: Eu cada vez mais sinto que temos de ser criativos em qualquer área, pois já nada se inventa na verdade. Tentem puxar ao máximo pela vossa criatividade, seja na forma de escrever, fotografar... isso vai realmente dar ao vosso blogue o factor de destaque ao longo do tempo.

  • Fotografia: Não é um passo obrigatório, existem muitos bons blogs que se limitam apenas por textos super apelativos que envolvem o leitor, mas hoje em dia também estamos cientes de que a "imagem vende", portanto caso seja do vosso interesse integrar fotos no conteúdo devem optar por imagens claras sobre o tema. Eu não aprendi da forma mais fácil também, já passei por tantas fases que me fizeram crescer e reparar na evolução. Não precisam de uma máquina ou editor ""xpto" mas sim de bom senso na hora de fotografar. Ter boa iluminação é crucial para uma boa fotografia independentemente da máquina que for utilizada. Eu sou fã incondicional da luz natural, aproveitem-na o melhor possível e vão trabalhando os melhores ângulos daquilo que pretendem fotografar, será uma questão de tempo até começarem a perceber como podem tirar o melhor partido. Aconselho vivamente também a pesquisar sempre pelo assunto, não faltam boas dicas internet a fora.

  • Partilha: Partilhem todo o vosso conteúdo da forma mais persuasiva possível, recorram às mais variadas redes sociais para abordar aquele tema naquele dia de forma a darem todo o destaque. Facebook , Instagram e o Bloglovin são os meus favoritos.

  • Template: Nada como uma "casa limpa" verdade? Apostem num design que destaque o vosso conteúdo."Less is more", é esta a base da maioria dos blogues que visito, se há uns anos atrás os "bling bling" davam graça, hoje em dia vence o estilo limpo e minimalista. Não faltam sites com Templates fantásticos, sugiro o ThemeExpose e o SoraTemplates. Eu travo batalhas com o template, de facto adoro ir mudando o aspecto do meu blog, é sempre uma lufada de ar fresco. Dessa forma completamente autodidacta aprendo noções de HTML que dão imenso jeito na hora de dar o toque especial a Templates pré definidos. Podem também usar perfeitamente os Templates do próprio Blogger ou Wordpress e personalizá-los ao vosso gosto.

São estas as minhas primeiras seis dicas essenciais  para quem quer criar ou quer melhorar o seu blogue. Fiquem atentas aos próximos posts sobre o Blogging!

O que acham deste novo tema? Partilhem a vossa opinião abaixo.

5 comentários

  1. As dicas são muito boas! Partilho da mesma opinião :)

    Beijinho*
    www.lovelinessbysarah.pt

    ResponderEliminar
  2. acho este tipo de posts super úteis! vou dar uma espreitadela nos sites de templates :p

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo feedback Inês, espero trazer mais tópicos sobre o tema em breve.
      Beijinho*

      Eliminar
  3. Lili, uma questão mais técnica, wordpress ou blogger?
    E para quem quer ter o próprio domain e hosting, qual o serviço que fica mais em conta?

    Beijinho*

    ResponderEliminar

users online
Copyright © Lilimakes
Design by Fearne